Daciolo usou fake news no debate para questionar Ciro GomesTempo de leitura: 2 min.

0
567

A socióloga Maria Lucia Victor Barbosa revelou que a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) – sigla que viralizou nas redes sociais após ser citada pelo Cabo Daciolo no primeiro debate na TV – foi criada por ela e não passa de uma ‘ficção’, algo inventado, ou seja uma Fake News.

A professora universitária aposentada afirmou que inventou o tal termo em 2001 como uma crítica a um encontro do Foro de São Paulo em Havana, ocorrido naquele ano.

Crítica do Partido dos Trabalhadores (PT), Maria Lucia contou que, na ocasião, participaram da reunião do grupo Luiz Inácio Lula da Silva e o então ditador cubano, Fidel Castro, entre outros políticos.

Ao jornal “Folha de S. Paulo”, durante o evento, Lula fez um discurso, segundo ela, contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), alegando que se tratava de um projeto que os Estados Unidos queriam impor, dando fim à integração latino-americana.

Ainda de acordo com a publicação, a socióloga publicou um artigo em 9 de dezembro de 2001 intitulado “Os Companheiros”, em que dizia – em tom de ironia: “Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?”.

Segundo a aposentada, foi aí que a sigla começou a se espalhar. “Eu falava para as pessoas ‘não passa isso’ [adiante], mas não teve jeito, de repente espalhou”, disse ao jornal.

Na noite que ganhou ares cômicos com a participação do ex-bombeiro catarinense, uma pergunta direcionada a Ciro Gomes (PDT) provocou a curiosidade de quem acompanhava o programa. “O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?” – acusação prontamente negada pelo ex-governador do Ceará.

Em meio ao embate, Daciolo argumentou que URSAL nada mais é que a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, cujo objetivo se resume à criação da nova república socialista das américas. Teoria recorrente entre setores conservadores delirantes da direita brasileira. Sobre o projeto, o ex-psolista arrebatou: “No nosso governo, o comunismo não vai ter vez”.

Nota do Blog da Katyta: Daciolo é mais um candidato despreparado que espalha inverdades apenas para ganhar holofotes. Usa a religião para tentar angariar votos dos fanáticos religiosos que acreditam em mentiras de falsos pastores.